Foto: Divulgação/EC Vitória
Vitória, Fortaleza e Sport, todos são conhecidos por terem o leão como mascote. As três equipes vão se encontrar na Série A 2025. Neste texto, vamos definir qual nordestino vem mais forte e quem é mais provável de lutar contra o rebaixamento.
Vale destacar que o Sport é o único que vem de um acesso recente para a Primeira Divisão. Enquanto o Leão do Pici vai para a sétima edição seguida e o Vitória, a segunda.
Os rubro-negros
Na última temporada, em seu retorno à elite, o Vitória oscilou, mas fez um campeonato seguro. A campanha do Leão da Barra no segundo turno do Brasileirão foi o grande diferencial. Foram 32 pontos ganhos na segunda parte do campeonato, mais do que o dobro conquistado no 1º turno.
As expectativas são altas para o que está por vir. O time treinado por Thiago Carpini terminou 2024 em alta. No cenário atual, o Vitória mostra que pode, sim, ter fôlego o suficiente para ocupar a primeira página da tabela do próximo Brasileirão. Com a chegada de novos reforços e o trabalho tático de Carpini, as metas estabelecidas pelo clube poderão ser cumpridas com veemência.
Já para o Sport, a conversa é diferente. A equipe do técnico Pepa está empolgada para jogar a Série A depois de três anos fora, mas, internamente, o clube tenta lidar com dificuldades no mercado.
O diretor Guilherme Falcão, em entrevista ao GE, explicou: “Os valores das operações em uma Série A são significativamente maiores do que na Série B e o nosso orçamento, infelizmente, não cresce na mesma proporção. Esse é o desafio, mas não nos assombra”.
As permanências de Fabrício Dominguez e Titi Ortiz foram movimentos importantes pensando na Série A, porém, a procura por reforços é indispensável. A princípio, o Sport lutará pela permanência na Primeira Divisão.
É possível montar um time suficientemente capaz de se garantir na elite. Para a realidade do clube nordestino, investir em força física e empenho tático é mais vantajoso do que em qualidade técnica.
Foto: Paulo Paiva
Leão imponente
Foto: Leonardo Moreira
Sobre o Fortaleza, é importante destacar as temporadas de 2021 e 2024, as melhores campanhas da história do Tricolor no Brasileirão. Nas duas ocasiões, o time de Vojvoda terminou em quarto lugar, brigando por vaga na Copa Libertadores da América.
Com a ascensão que vive o Leão do Pici, é difícil pensar que o Fortaleza não vem forte para 2025. Bem estruturado, com projeto esportivo consolidado, o Fortaleza apresenta o melhor futebol do Nordeste há pelo menos quatro anos.
O elenco do Fortaleza não é considerado tão forte, mas os jogadores são potencializados pelo grande trabalho exercido por Vojvoda. Não só isso. Hoje em dia, o Leão é um exemplo de gestão no futebol brasileiro. Consistente e aguerrido, o Tricolor vê com bons olhos ser um dos protagonistas do Campeonato Brasileiro novamente.