A Unaccam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama está levantando uma questão sobre a realidade enfrentada por muitos casais durante o tratamento do câncer de mama e propondo soluções. A entidade destaca que um número significativo de parceiros abandona suas esposas nessa fase difícil, mas há também exemplos positivos de casais que superam o estresse e os desafios impostos pela doença, mantendo seus relacionamentos estáveis.
“Diferente de vários casos divulgados pela imprensa, há relações em que prevalecem o apoio e a empatia. Pelas histórias que ouvimos, o índice de abandono é alto, e sabemos que homens de diversas gerações têm condições de enfrentar a doença, ao lado de suas companheiras. São bons exemplos que podem servir de conforto para aqueles que não sabem lidar com a dor e com o diagnóstico”, explica Clarisia Ramos, presidente da Unaccam e gestora em saúde.
Casais que superaram as dificuldades
Roberto Cunha Fiamenghi, 42 anos, profissional da área de marketing esportivo, relata que o diagnóstico de sua esposa Pâmela também foi uma experiência real para ele: “Vivemos os mesmos dilemas e passamos por experiências semelhantes, mas com sentimentos diferentes”.
José Luiz Neto, 63 anos, cofundador do Instituto Neo Mama, ressalta a importância do papel do homem: “Tradicionalmente, o homem é visto como provedor e protetor do lar. Não fomos educados para cuidar, mas o câncer de mama exige que o casal enfrente essa adversidade junto, com coragem.”
Caio Gomes, 33 anos, especialista em TI, conta que ele e sua esposa receberam o diagnóstico após apenas seis meses de casamento. O casal temia desistir de seus sonhos, mas hoje vive uma vida normal: “Saímos, frequentamos restaurantes com amigos e, sim, temos uma vida sexual ativa e prazerosa”, afirma Caio.
Iniciativas da Unaccam no Outubro Rosa
Com a chegada do Outubro Rosa, a Unaccam reforça as ferramentas gratuitas oferecidas para apoiar as mulheres no combate ao câncer de mama, começando pelo diagnóstico precoce. A instituição proporciona exames de mamografia gratuitas (para sair da fila dos exames do SUS, que pode demorar bastante), oferece terapia de casal online, sessões de Reiki, corridas e caminhadas pela saúde, além de distribuir kits com perucas, maquiagem e lenços de cabelo. Essas iniciativas visam fortalecer o bem-estar mental, emocional e físico das pacientes.
Terapia conjugal e suporte emocional para a família
O câncer de mama afeta não apenas a pessoa diagnosticada, mas também seus cônjuges e familiares. Por lei, todo paciente tem direito ao tratamento psicoterápico pelo SUS ou planos de saúde. No entanto, as famílias, muitas vezes, não recebem o suporte necessário. A Unaccam oferece terapia conjugal gratuita, quinzenal e online, com um total de 12 sessões, para casais e familiares, de todo o Brasil. O objetivo é proporcionar um espaço de diálogo para compartilhar expectativas, medos e angústias, e buscar soluções criativas para lidar com os desafios impostos pela doença. Para inscrições, acesse: https://materiais.unaccam.org.br/inscricao-terapia-familiar.
Diagnóstico precoce: mamografia pelo SUS facilitada pela Unaccam
Pacientes que aguardam na fila do SUS para realizar mamografia, ultrassom ou biópsia de mama podem contar com o suporte da Unaccam para agilizar o processo. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura do câncer de mama, especialmente quando o tumor é detectado em estágio inicial, com até 1 centímetro, onde as taxas de cura chegam a 95%. Para se inscrever, acesse: https://www.unaccam.org.br/mamografia-para-todas.
Curso de Comunicação para voluntários e cuidadores
A Unaccam também oferece um curso de comunicação destinado a voluntários, pacientes, cuidadores e profissionais de saúde, com o objetivo de capacitar esses públicos para uma comunicação eficaz com pacientes de câncer de mama. O curso aborda temas como comunicação em saúde, linguagem verbal e não-verbal, comunicação não-violenta, além de comunicação digital e como transmitir boas e más notícias.
Informações à Imprensa:
Helena Castello Branco
helena@hcbcomunicacao.com.br
cel. (11) 99872-3676
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HELENA VITORIA DINIZ CASTELLO BRANCO
redacao@hcbcomunicacao.com.br