Outubro de 2024 – Utilizada como fonte de informação pelas gerações mais novas, as redes sociais também podem contribuir na educação financeira de crianças e adolescentes, comprova o estudo Finanças de Pais para Filhos, encomendado pela Serasa para marcar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro.
Produzido em parceria com o Instituto Opinion Box, os dados da pesquisa mostram que 44% dos pais acreditam que as redes sociais são relevantes na formação do conhecimento sobre finanças dos jovens e 73% dos adultos entrevistados afirmam que as redes influenciam diretamente no comportamento de consumo de crianças e adolescentes. Talvez por isso, 40% dos pais preferem supervisionar de cima o acesso dos filhos às redes sociais – 50% acompanham parcialmente e 10% não exercem controle algum.
Msmo sem a profundidade ideal sobre o tema, 86% dos entrevistados repassam a seus filhos a relevância e o verdadeiro valor de manter uma vida financeira saudável.
Dinheiro era tabu
Na visão de 81% de pais e mães, crianças e adolescentes de hoje têm muito mais acesso a informações sobre finanças do que eles, quando tinham a mesma idade. “Falar sobre dinheiro era um tabu e não se discutia o tema das finanças em casa, na escola e em nenhum outro espaço”, explica Gabriela Siqueira, coordenadora de Redes Sociais da Serasa. “Por isso, acompanhar perfis de educadores financeiros nas redes sociais ou canais que abordem essa pauta com responsabilidade contribui para ampliar a conscientização sobre orçamento e saúde financeira”, complementa.
Metodologia
O estudo faz parte da 11ª edição do Serasa Comportamento, série de levantamentos realizados pela Serasa sobre a forma como os brasileiros lidam com as finanças. A pesquisa ouviu 1.540 consumidores de todas as regiões do país, de 18 até 60 anos ou mais. Para conferir o relatório completo, acesse: https://www.serasa.com.br/imprensa/serasa-comportamento/.
Informações à imprensa: serasa@vcrp.com.br
Sobre a Serasa
Com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito no Brasil, a Serasa oferece um ecossistema completo voltado para a melhoria da saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Mais informações em www.serasa.com.br e via redes sociais no @serasa.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA ELISA PEPPE CECCHETTI
maria.elisa@vcrp.com.br