Você sabia que 46% de todas as pesquisas no Google têm intenção local? Se você é proprietário de uma pequena empresa, isso significa que quase metade dos seus potenciais clientes estão procurando por serviços e produtos na sua área.
Ao otimizar sua presença online para buscas locais, você não só atrai mais visitantes ao seu site, mas também aumenta a probabilidade de conversão. Clientes locais têm maior probabilidade de visitar sua loja física, fazer uma compra e se tornarem clientes fiéis. Quem não gostaria de ver um aumento nas vendas e na fidelidade dos clientes?
Entender como o SEO local impacta as pequenas empresas é fundamental antes de investir na estratégia. Confira tudo a seguir e esclareça suas dúvidas.
O que é SEO local?
Confira:
As pequenas empresas se beneficiam muito da estratégia, por ser um método de atração de clientes que o negócio terá a capacidade de atender.
SEO local é uma estratégia de otimização voltada para atrair pessoas da região onde a empresa está localizada, com o objetivo de aumentar as vendas presenciais e atender melhor a área de entrega da empresa. Diferente do SEO tradicional, que busca alcançar uma audiência global ou nacional, o SEO local concentra-se em atrair clientes que estão fisicamente próximos ao negócio.
As pequenas empresas se beneficiam significativamente dessa estratégia, pois ela permite atrair clientes que o negócio tem a capacidade de atender de maneira eficaz. Entre as muitas técnicas que compõem o SEO local, destacam-se:
- Criação de sites para empresas
- Criação e otimização do perfil Google Meu Negócio
- Inclusão de palavras-chave com a localização geográfica no site
- Avaliações positivas em plataformas como Google, Facebook e Yelp
- Backlinks locais
SEO local: reconhecimento de marca e vendas
Ter a marca lembrada pelo público é o objetivo de todo negócio. Afinal, uma empresa que é lembrada tem mais chances de fechar vendas e fidelizar clientes.
E é por isso que toda pequena empresa necessita trabalhar a marca na região em que atua. De modo que, seja conhecida pelo público consumidor e possa ampliar suas vendas.
É preciso ser estratégico ao utilizar o SEO local com o intuito de que todo o público-alvo em toda a região de atendimento da empresa seja impactado pela marca. De modo que, seja possível ter bons resultados em suas vendas diárias.
Quais são as vantagens de investir na estratégia?
Nós trouxemos algumas das principais vantagens de investir em SEO local para pequenas empresas, confira:
1. Autoridade local
A empresa passa a ser vista como autoridade na região, melhorando a sua imagem frente ao público-alvo.
É preciso ser estratégico e produzir conteúdo que ajude a construir essa imagem, para que a empresa tenha ganho expressivo de autoridade local.
2. Crescimento da visibilidade
Como dito anteriormente, o SEO local é responsável por aumentar a visibilidade da marca na região, contribuindo para aumentar as chances de vendas.
3. Atração de novos clientes
Além de ajudar a garantir que a marca será lembrada pelos consumidores, o SEO local contribui para melhorar a atração de novos clientes.
Por ser uma estratégia que é focada na região, a empresa pode não só atrair moradores como também clientes que estão de passagem pela localização e desejam produtos ou serviços comercializados por sua empresa.
Todo negócio deveria investir na estratégia?
Até mesmo empresas de médio porte deveriam investir na estratégia. Uma vez que, é possível ter um crescimento significativo da empresa quando se recorre a recursos que auxiliam no posicionamento estratégico do negócio.
Empresas que são lembradas pelo consumidor naturalmente apresentam performance acima da média. Além disso, é possível investir na estratégia quando se tem o objetivo de ampliar a área de atuação da empresa.
Uma vez que, é possível aumentar o reconhecimento da marca na região onde passará a atender. E isso faz toda a diferença para que consiga conquistar novos clientes.
Conclusão
Podemos concluir que investir em SEO local é fundamental para pequenas empresas que desejam aumentar sua visibilidade e atrair clientes na sua região. Afinal, com quase metade das pesquisas no Google tendo intenção local, otimizar a presença online para buscas locais não só atrai mais visitantes ao site, mas também aumenta a probabilidade de conversão, fidelização e vendas presenciais.
Sem contar que, o SEO local não é exclusivo para pequenas empresas; negócios de médio porte também podem se beneficiar significativamente ao melhorar seu posicionamento estratégico e ampliar sua área de atuação. Ou seja, o SEO local é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que deseja crescer e se destacar no mercado regional.