Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, a Policlínica Estadual da Região do Entorno – Formosa, unidade do governo de Goiás, está promovendo entre os dias 23 e 31 de outubro um mutirão de exames de mamografia. A ação é totalmente gratuita e realizada através da regulação pelo SUS, beneficiando cerca de 208 mulheres até o final do mês. A iniciativa reforça a importância do diagnóstico preventivo, buscando alertar e sensibilizar a população sobre a necessidade de cuidados regulares para aumentar as chances de um tratamento eficaz contra o câncer de mama.
Durante o mutirão, a Policlínica de Formosa, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, mobilizou uma equipe especializada e utilizou tecnologia avançada para garantir precisão e segurança em cada exame, além do acompanhamento durante todo o processo pela equipe multidisciplinar da unidade. Com capacidade para realizar até 30 mamografias por dia, o atendimento foi organizado das 7h às 19h, ampliando o alcance para a população.
Uma das pacientes que participou do mutirão foi Carla Montalvão, que destacou a importância da prevenção do câncer de mama para a saúde de todas as mulheres. “Prevenir contra o câncer de mama é essencial para nossa saúde. O SUS, aqui na Policlínica, nos proporciona esse cuidado e acolhimento. A equipe é muito atenciosa, todas as mulheres são tratadas com muito carinho e cuidado. Eu tenho um enorme carinho por toda a equipe. Convido todas a fazerem o exame, a se cuidarem, porque é muito importante”, convida Carla, satisfeita com o atendimento.
Exame de mamografia
A mamografia é um exame essencial para a saúde da mulher, capaz de identificar alterações nas mamas de forma precoce, muitas vezes antes do surgimento de sintomas visíveis. Indicado principalmente para mulheres a partir dos 40 anos, o exame permite a detecção de nódulos e outras anomalias que podem evoluir para o câncer de mama. A realização periódica da mamografia aumenta significativamente as chances de um tratamento eficaz e menos invasivo, reforçando a importância do cuidado preventivo.
Para o enfermeiro Vanderson Tiago, responsável técnico do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico, o diagnóstico precoce é um aliado fundamental na luta contra o câncer de mama. “A importância deste mutirão vai além da realização de exames; trata-se de uma ação de conscientização que visa salvar vidas. Iniciativas como essa são essenciais para garantir que mais mulheres tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade. O compromisso da Policlínica de Formosa com a prevenção e o acolhimento reflete um genuíno cuidado com a vida e o bem-estar da comunidade”, conclui Vanderson.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
daniel.santos@ecco.inf.br