Impulsionado pela inflação nos preços de itens da cesta de mercearia básica, o faturamento do varejo alimentar cresceu 7,8% no mês com incremento de 2,2% nas vendas unitárias, enquanto o consumo de itens essenciais recuou 2,8%
São Paulo, novembro de 2024 – Dados do radar mensal da Scanntech, plataforma líder em soluções tecnológicas e inteligência de dados para o varejo e indústria alimentar, indicam que o faturamento do setor cresceu 7,8% em outubro em comparação ao mesmo período do ano anterior, com uma aceleração acima da média dos meses retroativos. Esse desempenho positivo foi impulsionado, principalmente, pelo aumento de 16,6% nos preços de itens de mercearia básica.
Produtos básicos como café, leite, óleo e arroz foram os mais impactados no período, chegando a 30,9%, 26,2% e 24,7% e 20,4% de aumento no comparativo anual, respectivamente. Entre os itens citados, o óleo, por sua vez, foi o que apresentou o maior incremento de preço, de 8,2%, entre setembro e outubro. A subida de preços resultou em uma queda no consumo de produtos da mercearia básica em 2,8%.
Outras cestas também apresentaram alta nos preços, acompanhadas de uma retração no consumo. Entre elas, perfumaria, com aumento de 3,5% nos preços e redução de 2,8% em unidades vendidas. O mesmo fenômeno aconteceu em itens de mercearia, que registraram aumento de 4,7% em preços e redução de 0,8% em unidades.
“Depois de uma queda em setembro, as vendas unitárias se recuperaram em outubro, o que representou um aumento em todos os canais, especialmente nos atacarejos, que registraram aumento de 9,2% no faturamento, com aumento de 3,3% nas vendas unitárias”, comenta Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, que completa: “os atacarejos tiveram o melhor desempenho em faturamento e vendas unitárias. O registro de aumentos mais fortes nos preços estão nos mercados e supermercados (entre 1 e 9 check-outs)”.
Entre as regiões do país, o Norte teve o melhor desempenho em faturamento no mês, com uma alta de 10,8%, seguido pela Sul, que registrou o maior crescimento em unidades vendidas, de 4,9%, impulsionado pela retomada gradual da economia após o período de enchentes. O Nordeste apresentou a menor variação de faturamento, com crescimento de 5,9%, abaixo da média nacional.
Sobre a Scanntech
Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.
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