O Grillz, o acessório para os dentes feito de ouro, prata e pedras brilhantes, está de volta à moda. Surgido nos anos 80 na cultura hip hop, o item voltou a ganhar popularidade, especialmente entre os adeptos do street style e celebridades.
Assim como o Grillz, os piercings dentários também têm ganhado destaque como acessórios de estilo. Pequenas joias aplicadas diretamente nos dentes, eles podem adicionar um toque de brilho ao sorriso, mas requerem cuidados específicos, sobretudo no que diz respeito à higiene, para evitar problemas à saúde bucal.
A falta de higienização adequada dos dentes favorece a proliferação de bactérias que, ao se misturarem com os restos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Essa placa, por sua vez, cria um biofilme sobre os dentes, o que pode causar cárie e doenças gengivais. O Ministério da Saúde recomenda a escovação regular dos dentes e o uso diário de fio dental, garantindo a remoção dos resíduos e o controle das bactérias.
“Embora acrescentem estilo e autenticidade a quem os usa, tanto os Grillz quanto os piercings dentários podem causar problemas à saúde bucal se não forem adequadamente ajustados ou se forem feitos com materiais inadequados. Esses acessórios podem reter placa bacteriana e, se não forem devidamente higienizados, favorecer o desenvolvimento de cárie e inflamações gengivais,” explica Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM e mestre pela Faculdade de Odontologia da USP.
“É importante seguir as práticas básicas de higiene bucal, como escovação, uso do fio dental, assim como realizar visitas regulares ao dentista, para garantir que sua boca permaneça saudável e livre de complicações,” completa Brunna Bastos.
Artistas como Gloria Groove, Madonna, Ludmilla e Pabllo Vittar já aderiram à tendência. No entanto, é fundamental lembrar que, apesar do apelo estético, tanto os Grillz quanto os piercings dentários devem ser feitos sob medida e aplicados por um especialista. Somente um profissional qualificado pode garantir que esses acessórios sejam seguros e confortáveis, evitando possíveis problemas de saúde bucal.
Sobre a GUM®
Lançada há mais de 50 anos nos Estados Unidos, a GUM® é a principal marca de cuidado bucal da Sunstar, empresa de origem japonesa, sediada na Suíça, que está presente em mais de 90 países ao redor do mundo e é reconhecida pela fabricação e distribuição de produtos inovadores para saúde bucal. Na América Latina, a Sunstar possui operação direta no México, Argentina, Colômbia e Brasil. Presente no País desde 2014, o portfólio GUM® conta com linhas diferenciadas para cuidado bucal diário e especializado. A marca atua em quatro categorias: limpeza interdental, linha ortodôntica, adulta e infantil. Seus produtos podem ser encontrados nos principais mercados e farmácias do país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA ALMEIDA DE ARAÚJO
giovanna.almeida@dezoitocom.com.br