No dia 4 de outubro, Marília recebeu seu primeiro parklet – uma pequena área de convivência pública que ocupa o espaço de uma ou mais vagas de estacionamento nas ruas e funciona como uma extensão do passeio público, proporcionando lazer e descanso aos pedestres. O novo espaço está instalado nas laterais do tradicional Bar do Amorim (Rua Júlio de Mesquita, 582, no Jardim Maria Izabel) e foi idealizado pela Bild Desenvolvimento Imobiliário, em parceria com os proprietários Márcia e Carlos Amorim e apoio das marcas Life e Amstel. O projeto representa uma inovação para a cidade, oferecendo mais espaço e comodidade tanto para os frequentadores do bar quanto para a comunidade local.
O novo espaço conta com um parklet de 6 metros e outro de 10 metros, ambos equipados com deck de madeira, bancos, paisagismo, iluminação e tomadas USB. “O objetivo é proporcionar um ambiente ao ar livre para os frequentadores do bar e para a população local, agregando valor ao bairro e promovendo a convivência social”, explica Mariana Franzolin Valera, arquiteta e sócia proprietária da Molinos Valera Arquitetura e Urbanismo, responsável pela execução do projeto.
Segundo ela, os principais desafios do projeto estavam ligados ao prazo de execução e à escolha dos materiais. “O maior desafio foi viabilizar o parklet dentro do prazo previsto, mantendo a qualidade dos materiais e acabamentos. Tudo foi pensado para garantir a durabilidade necessária, já que se trata de um ambiente externo, funcionando como uma extensão do passeio público”, complementa.
A escolha dos elementos arquitetônicos foi outro desafio e foi feita pensando na funcionalidade e no conforto dos usuários. “O design do parklet conta com princípios minimalistas, isto é, poucos elementos, mas de alta qualidade e apelo estético. Por isso, o desenho das floreiras já incorpora a função de guarda-corpo, desempenhando assim duas funções, ao mesmo tempo que traz segurança ao usuário e possibilita o plantio de vegetação”, explica a arquiteta Mariana. A madeira escolhida para o deck, cumaru, foi selecionada devido à sua durabilidade e resistência ao tráfego intenso de pessoas.
Márcia Amorim, uma das proprietárias do Bar do Amorim, destaca que a parceria com a Bild foi um aspecto fundamental para a realização do parklet. “Esse apoio nos permitiu que tivéssemos acesso a expertise e recursos para transformar nossa ideia em realidade. O parklet não apenas embelezou nosso espaço, mas também proporcionou um local agradável para os frequentadores e a comunidade, contribuindo para a dinâmica do bairro e da região”.
Para ela, o impacto do parklet já é visível para os frequentadores do bar e moradores da região. “Notamos muita diferença, com vários elogios dos moradores do bairro e dos clientes, que até ‘disputam’ um espaço no local”, lembra Márcia sobre a receptividade do público.
A entrega dos parklets no Bar do Amorim sinaliza uma nova fase na ocupação dos espaços públicos em Marília, alinhando-se à tendência de grandes cidades ao adotar soluções urbanísticas que promovem a interação social e o maior aproveitamento das áreas externas. Segundo Brian Pieroni, sócio regional da Bild em Marília, a empresa tem como prioridade desenvolver espaços que favoreçam o bem-estar da comunidade, por isso, acreditou no projeto e abraçou a iniciativa, que visa não apenas melhorar o ambiente, mas também facilitar a convivência entre a população. “A instalação dos parklets é uma forma de contribuir para a revitalização da cidade e criar novos ambientes de convivência, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida”, pontua Pieroni, lembrando que a construtora tem buscado apoiar iniciativas que promovam a melhoria dos espaços urbanos e o bem-estar da população.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
valter@verbo.jor.br