No último sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a formalização de oito acordos entre o Brasil e a Índia, incluindo uma colaboração em terras raras e minerais críticos. Esta iniciativa visa fortalecer a cadeia de suprimentos do aço e apoiar micro, pequenas e médias empresas.
Dentre os acordos, seis são memorandos de entendimento, que estabelecem intenções antes da formalização de contratos definitivos. Em uma cerimônia em Nova Deli, Lula mencionou que “hoje foi um dia muito promissor para a Índia e para o Brasil”, ressaltando a resposta conjunta ao unilateralismo comercial.
Durante o Encontro Empresarial Brasil-Índia, que contou com a presença de mais de 300 empresas brasileiras, Lula afirmou: “A conectividade e a diversificação comercial se tornaram sinônimos de resiliência frente ao recrudescimento do protecionismo”. Ele enfatizou a necessidade de um multilateralismo comercial em um mundo cada vez mais interconectado.
Os acordos incluem:
- Declaração Conjunta sobre Parceria Digital para o Futuro.
- Memorando de Entendimento sobre Cooperação em Elementos de Terras Raras e Minerais Críticos.
- Acordo de Cooperação Bilateral entre instituições de pesquisa dos dois países.
- Memorando sobre Vigilância Sanitária e Cooperação no Setor Postal.
- Acordo focado em micro, pequenas e médias empresas.
- Memorando no Campo da Mineração para a Cadeia de Suprimentos do Aço.
- Uso de Certificados Eletrônicos de Origem entre Brasil e Índia.
Com o comércio bilateral alcançando US$ 15 bilhões em 2025, Lula acredita que o potencial é ainda maior e defende a ampliação do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Índia, com o objetivo de alcançar um acordo de livre comércio no futuro.
A visita à Índia faz parte de uma missão mais ampla de Lula à Ásia, que inclui também a Coreia do Sul, visando o fortalecimento das relações comerciais e parcerias estratégicas.










