O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Antônio José Seguro pela sua vitória nas eleições presidenciais de Portugal, ocorridas no último domingo (8). Em uma publicação na rede social X, Lula descreveu o triunfo como expressivo e ressaltou a importância da democracia em um momento crítico para a Europa e o mundo.
“Uma eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia,” afirmou Lula.
No post, o presidente brasileiro também destacou que o Brasil continuará a trabalhar em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, para fortalecer as relações bilaterais, defender o multilateralismo e promover o desenvolvimento sustentável.
A vitória de Antônio José Seguro foi marcada por um expressivo número de votos. Ele ultrapassou a marca de três milhões de votos e derrotou o candidato da extrema-direita, André Ventura, no segundo turno das eleições. Com mais de 11 milhões de cidadãos aptos a votar, até as 21h30 (horário local), Seguro contabilizava mais de 3,3 milhões de votos, enquanto Ventura somava 1,6 milhão. A taxa de abstenção ficou próxima dos 50%.










