Em linha com as iniciativas para direcionar inovações científicas e tecnológicas da China para o Sul Global, anunciadas ao final da cúpula do G20 pelo presidente da China, Xi Jinping, a Gree projeta um crescimento de até 15% em 2025, impulsionando a geração de empregos com qualificação técnica e fortalecendo a cadeia de suprimentos do país.
O crescimento previsto também está ligado à evolução do portfólio da companhia, que foi atualizado em 2024 para incluir 100% de equipamentos com tecnologia inverter e gás R32, uma escolha que visa alta eficiência energética e baixo impacto ambiental.
O R32 é um fluido refrigerante que apresenta um potencial de aquecimento global 68% inferior ao R410A, gás comumente utilizado no Brasil. Além disso, não causa danos à camada de ozônio, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as crescentes demandas por soluções ecológicas no mercado.
Ao alinhar sua estratégia de negócio às pautas globais, a Gree reforça seu compromisso com a sustentabilidade e eficiência energética, especialmente em um cenário no qual Brasil e China consolidam cada vez mais suas relações comerciais, iniciadas há 50 anos. Em 2023, o comércio bilateral entre os países alcançou uma marca de US$ 157 bilhões.
Pioneira – Como a primeira empresa chinesa de eletrodomésticos a estabelecer uma fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), a Gree trouxe tecnologia mais avançada e estilos de vida mais confortáveis para os consumidores brasileiros, além de realizar contribuições para promover a reindustrialização do Brasil, o emprego e a competitividade da cadeia industrial local, criando raízes no mercado brasileiro nas últimas duas décadas.
A Gree investiu US$ 20 milhões em Manaus (AM) para estabelecer sua primeira fábrica fora da China, criando um precedente para a globalização das empresas chinesas de eletrodomésticos. Ao longo dos anos, a Gree aprofundou sua cooperação com a cadeia de suprimentos local do Brasil e continuou a introduzir experiência avançada de fabricação e gerenciamento no país. Ao otimizar e aprimorar a indústria local, a Gree impulsionou o desenvolvimento de fornecedores de peças, promoveu a modernização industrial de todo o setor de eletrodomésticos e facilitou a recuperação geral do setor manufatureiro brasileiro.
Além disso, a Gree colabora com universidades e instituições de ensino técnico no Brasil, estabelecendo diferentes laboratórios em parcerias que têm capacitado diferentes talentos e especialistas técnicos, estreitando os laços entre indústria, academia e pesquisa, além de fornecer à manufatura brasileira um fluxo contínuo de inovação.
A Gree está se posicionando como uma das principais concorrentes no mercado de ar-condicionado no Brasil, aproveitando sua capacidade de produção em larga escala e preços competitivos. De acordo com Carlos Murano, gerente executivo da Gree, o mercado brasileiro oferece grandes oportunidades, impulsionado pelo aumento da demanda por climatização devido ao calor excessivo dos últimos anos. Além disso, fatores econômicos, ccomo o crescimento do setor imobiliário, que ainda apresenta uma baixa adoção de ar-condicionados, e o aumento da renda das classes médias, também contribuem para um cenário favorável. A empresa aposta no crescimento de sua participação no mercado por meio de estratégias focadas em preço, inovação e distribuição.
Sobre a Gree Electric Appliances
Fundada em 1991 e listada na Bolsa de Valores de Shenzhen em 1996, a Gree Electric Appliances, Inc. é um líder global em soluções de climatização e eletrodomésticos, com sede em Zhuhai, China. Com cerca de 80.000 funcionários e 77 bases de produção em todo o mundo, a Gree oferece produtos inovadores em mais de 190 países. A empresa se destaca por seu compromisso com a qualidade, desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica, possuindo mais de 120 mil patentes.
Presente no Brasil desde 2001, conta com uma filial em Manaus, capital do Amazonas. A Gree é a primeira empresa chinesa de eletrodomésticos a investir e construir uma fábrica no Brasil, tornando-se símbolo da capacidade de cooperação entre China e Brasil. A fábrica brasileira tem cerca de 100 mil metros quadrados e conta com mais de 1.300 funcionários. A Gree Brasil opera 100% com produtos próprios no País. Para saber mais, acesse: https://www.gree.com.br.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIEL MOREIRA VASCONCELLOS DA COSTA PEREIRA
gabriel.pereira@maquinacohnwolfe.com