A família de Matheus Silveira, um brasileiro detido pelo ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos), está em busca de explicações sobre a demora na extradição dele para o Brasil. Desde novembro, Matheus se encontra preso, mesmo possuindo autorização para deixar os EUA.
Recentemente, Matheus foi transferido para um centro de detenção migratória na Louisiana. Sua mãe, Luciana Santos de Paula, expressou sua preocupação com a situação do filho: “O tratamento é horroroso, é desumano. Ele fica lá perdido, a alimentação é péssima e muito cara, e as ligações são caras demais.”
Matheus, que reside nos Estados Unidos desde 2019 e é casado com a americana Hanna Silveira, uma militar e advogada, foi preso logo após estar prestes a receber seu greencard. Mesmo após solicitar a saída voluntária do país, seu pedido ainda não foi atendido.
A mãe de Matheus questiona: “Se o juiz determinou a saída dele, por que estão mantendo ele preso? Isso é muito cruel.” O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou que está prestando assistência consular ao brasileiro e sua família.










