A 20ª edição do CMS Financial Innovation, um dos principais eventos de inovação e tendências do setor financeiro no Brasil, reuniu mais de 2.000 líderes e tomadores de decisão no último dia 6 de novembro, em São Paulo. Considerado o maior da América Latina no segmento, foi palco para discussões estratégicas sobre o futuro do crédito e da cobrança no país.
Os painéis abordaram temas atuais e relevantes para o ecossistema financeiro, como o avanço das fintechs e neobancos, o uso da inteligência artificial generativa para impulsionar o crédito e prevenir o superendividamento, e a necessidade crescente de cibersegurança no ecossistema open. Também em pauta, estavam tópicos inovadores como as novas fronteiras de crédito trazidas pela economia tokenizada, a governança da IA, o desenvolvimento de sistemas open e big data, além de soluções em identificação digital, criptomoedas, NFC, carteiras digitais e o Drex – a moeda digital brasileira.
Um dos destaques do evento foi o painel “Os impactos das decisões da Anatel nas operações de cobrança”, moderado pelo presidente do Instituto GEOC, Edemilson Koji Motoda. No debate, que contou com a participação de Lilian Palomo (Itaú Unibanco), Marcela Gaiato (Bradesco) e Luciane Petrangelo (Banco Santander), foram discutidos os efeitos das novas regras da Anatel sobre o setor de cobrança e as adaptações que as empresas precisarão fazer para se alinhar a essas diretrizes.
Durante o painel, Motoda, que também atua como diretor do Grupo KSL desde 1996, levantou questões sobre as mudanças no comportamento das operações de cobrança e como as empresas têm adaptado suas estratégias de abordagem ao cliente em inadimplência. “O impacto das novas normas exige um novo mindset e uma reavaliação das práticas do setor para manter a eficiência e qualidade no relacionamento com o devedor”, ressaltou.
Para o Instituto GEOC, entidade que congrega as principais empresas especializadas em recuperação de crédito no Brasil, a presença no CMS Financial Innovation reforça a importância de discutir a revolução digital que impacta o segmento. “A transformação digital no crédito e na cobrança traz desafios e oportunidades para todos os envolvidos – desde as empresas e instituições financeiras até os clientes e consumidores em situação de inadimplência”, concluí Motoda.
O CMS Financial Innovation reafirmou seu papel como um evento estratégico para o setor de crédito e cobrança no Brasil, abordando temas que moldam o futuro do mercado financeiro, com foco em inovação e adaptabilidade. Com uma visão integrada das novas tecnologias, destaca o futuro do crédito sob uma ótica de empatia, sustentabilidade e novas práticas regulatórias.
Sobre o Instituto GEOC:
Com 17 anos de atuação, o Instituto GEOC e suas associadas se diferenciam no mercado pelas soluções inovadoras, atendimento humano qualificado e pelo incessante investimento em tecnologias, na busca ininterrupta pelas melhores práticas, representando e lutando pelo segmento em diversas instâncias. As associadas do IGEOC atuam em diversos segmentos, como cartões de crédito, consórcio, educação, produtos bancários para pessoa física e jurídica, veículos, utilities, grandes redes de varejo, cobrança mercantil, com abrangência em todo território nacional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH MONTEIRO DE CARVALHO
diretoria.airam@gmail.com