Cientistas da BASF vão levar suas pesquisas e inovações em cuidados pessoais ao 34º Congresso da Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos (IFSCC), dedicado à cooperação internacional em ciência e tecnologia cosmética. O encontro deste ano, organizado pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), será realizado no Brasil, em Foz do Iguaçu, Paraná, de 14 a 17 de outubro.
Para Fábio Cahen, diretor de Personal Care da BASF para a América do Sul, o congresso é uma oportunidade valiosa para a comunidade científica compartilhar conhecimento e resultado do trabalho de pesquisas de ponta que moldarão a cosmetologia nos próximos anos. “Será um momento especial para receber no Brasil cientistas de todo o mundo e mostrar, além das inovações da BASF que estão alinhadas às tendências e demandas do mercado global, a jornada de sustentabilidade dos nossos processos produtivos no Brasil”, afirma.
A companhia destaca a importância de alinhar ciência, inovação e o uso de ferramentas digitais e IA com as demandas dos consumidores por soluções sustentáveis e eficazes em beleza e bem-estar.
No podium “Deep dive in skin structures thanks to high resolution clearing histological method”, apresentado por Oussama El Baraka, phD e responsável global por Organoids & Hair models, BASF mostra uma nova metodologia de imagem que resolve desafios como a opacidade natural do tecido cutâneo e as limitações da análise microscópica. O método de limpeza óptica aumenta a profundidade e resolução, permitindo avaliar todo o tecido para pesquisas dermocosméticas.
Inovação direcionada pela sustentabilidade
No poster “Artificial Intelligence to help improve sensitive scalp of people with textured hair”, será abordado como a Inteligência Artificial (IA) gera soluções em cabelos texturizados, como os novos peptídeos anti-inflamatórios naturais que ajudam a manter naturalmente o couro cabeludo suavizado e hidratado. Também com foco em cabelos, o poster “Hair performance of lipid layer enhancer through bio-based mixture in rinse-off cosmetic formulations” avalia a eficácia do Lamesoft® PO 65, uma mistura derivada natural que restaura a saúde capilar.
Para apoiar a substituição de ingredientes sintéticos e não biodegradáveis nas formulações, a área de soluções digitais de Care Chemicals, desenvolveu o poster “Uncovering sustainable personal care ingredient combinations using scientific modelling”. Eles trarão detalhes sobre Surfactant Navigator e Emollient Maestro, ferramentas que impulsionam uma transformação sustentável e inovadora no setor.
O poster “A sustainable and high-performance emollient alternative to petrolatum in cosmetic formulations” avalia o ingrediente Cetiol® SoftFeel, uma molécula derivada de ingredientes 100% renováveis que se mostra eficaz na substituição de emolientes controversos.
Sustentabilidade em toda a cadeia
A crescente consciência ambiental entre os consumidores leva a indústria cosmética a desenvolver cada vez mais soluções sustentáveis para a obtenção responsável de suas matérias-primas. O poster “How Digital tools can support in reaching traceability goal? Example of argan supply”, traz os resultados do uso de uma ferramenta digital projetada pela BASF para monitorar e rastrear com transparência o fornecimento de óleo de argan proveniente do Marrocos, inclusive observando a remuneração justa dos produtores. A partir da experiência positiva deste projeto, a BASF estabeleceu uma nova cadeia de suprimentos para outra planta, o rambutan, apoiando os produtores rurais do Vietnã como o objetivo de criar um impacto social positivo. Resultados são detalhados no poster “Sustainable access to rambutan and benefit-sharing in Vietnam”. Neste trabalho, serão apresentados três novos ingredientes obtidos a partir de partes do rambutan que seriam descartadas.
O estudo de caso “Embracing Life Cycle Thinking: A Case Study of Sustainable Practices at BASF Jacarei’s Production”, detalha as práticas sustentáveis na fábrica da BASF em Jacareí, São Paulo, desde a escolha das matérias-primas, até iniciativas para redução da pegada de carbono.
Proteção para a pele e para os corais
Por fim, será exibido um projeto de parceria entre Kenvue e a BASF, apresentado por Andressa Peyrot, Product Development Senior Scientist da Kenvue e entitulado Sunscreen formulation to optimize efficacy, efficiency, and environmental health using EcoSun Pass® technology. O EcoSun Pass é uma ferramenta científica da BASF que apoia a escolha de ingredientes na formulação de protetores solares. A partir de uma metodologia transparente e holística, a ferramenta avalia diversos parâmetros como toxicidade aquática, bioacumulação, biodegradabilidade, entre outros, garantindo o selo ao produto que apresente um resultado seguro aos corais.
Os trabalhos que apresentados no Congresso IFSCC são um exemplo de como a BASF aborda os pilares do Care 360° – Soluções para uma Vida Sustentável: sustentabilidade, digitalização, inovação e novas abordagens para a colaboração com clientes e consumidores. Há informações adicionais sobre o congresso no site IFSCC2024.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LIGIA CRISTINA CERDEIRA CIULADA
ligia.cerdeira@maquinacw.com